O QUE É, COMO FUNCIONA E PORQUE PODE SER O QUE VOCÊ PROCURA?

Reconfigurar modos de se viver, estando no Agora, é arte e técnica de uma abordagem que oferece a oportunidade do aprendizado da invenção de estratégias para socorrer a vida que se amortece, adoece e apaga. Para acessar mais informações, CLIQUE AQUI ou conheça nosso site, clicando na imagem abaixo.

Nosso site

Nosso site
clique na imagem

Reconfiguração de vida - Curta aqui mesmo nossa página no Facebook

Sandra Gorni

Arte e técnica da Reconfiguração

Estudiosa de Deleuze e Guattari, desde o final dos anos 80, Sandra Gorni depreendeu, de tal mergulho, uma elaboração teórico-metodológica em seu Mestrado em Arte-educação (ECA-USP), para tratar e expor os dados de uma pesquisa que envolveu um universo de 150 escolas, dentre as quais, duas destacadas para um estudo de caso que buscou compreender a relação entre a dinamização da arte na escola e eventuais transformações na cultura escolar. 

No doutorado, em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), sua tese - uma cartografia teórica - foi fundamentada nos mesmos autores: um filósofo, ainda pouco reconhecido nos meios acadêmicos e um psicanalista que traiu a Psicaná-lise. 
Enquanto isso, teve sua formação enriquecida pelo Instituto Félix Guattari e Instituto Sedes Sapientiae.

Mas, as sementes da Reconfiguração de Vida estavam mesmo brotando em seu próprio existir, tomado como atelier e laboratório  existencial, desde sua graduação em Artes. Foi o tempo em que entendeu, epidermicamente, que a vida é a obra de arte de maior grandeza e que, o mais profundo é mesmo a pele, como diz Paul Valéry - é o que expressa a si de múltiplas formas.
E assim, foi se metamorfoseando, de lagarta em borboleta de expressão, inicialmente como professora de arte, em diversas escolas e faculdades, como coordenadora pedagó-gica, como formadora de formadores de professores e co-orientadora de equipes educacionais das Secretarias de Educação municipais de São Paulo, Peruíbe e Nova Iguaçu, pelo Instituto Paulo Freire. Finalmente, como proponente e formadora dos educadores sociais de um projeto de ensino profissiona-lizante, financiado pela Petrobras, para jovens da periferia de Campo Limpo, na cidade de São Paulo.
Em 2009, afastou-se do universo institucional escolar, depois de um crash de sentido, seguido de um de seus mais significativos insights, pois indicava-lhe uma aplicabilidade refinada de tudo quanto já havia estudado, pesquisado e experimentado, no âmbito da orientação de pessoas: as que procuravam o horizonte das transformações. 

Foi quando abraçou seu novo processo de criação, elaborando uma abordagem inovadora. Parecia uma terapia complementar, mas não era. Nem tampouco, uma variação do "Coaching Life", da PNL, da EFT... Não. Era mais uma articulação teórico-metodológica, plenamente inspirada na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari, inventores que legaram ao final do século XX, e ainda hoje, uma potente e singular forma de pensar as transformações e precipitá-las, na prática, tanto no âmbito social mais amplo, como no âmbito grupal e nas subjetividades desejosas de mundos nascentes ou renascentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...